Discutindo literatura com o 1º ano

Este espaço foi criado para "textar..."

Isto é....


Através de nossos textos, testar nosso poder de discussão e de construção de conhecimento, de arte e de literatura...

Será um prazer contar com a sua participação!

Beijos,
Professora Maria José

Literatura - CPMG


quarta-feira, 4 de março de 2009

PREPARE-SE:

O poeta José Paulo Paes define poesia como brincadeira e nos faz um convite:


Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.

As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?




O dia da poesia se aproxima...
Que tal, aceitar o convite e escrever um poema?

Estou esperando...

36 comentários:

  1. Muito legal gostei do texto bem escrito.

    ResponderExcluir
  2. uai
    quem sabe eu aceite o convite
    so nao escrevo agr pq num to inspirado
    ^^

    ResponderExcluir
  3. a beleza do ser humano nao eh so fisica
    mas tambem no psicologico da pessoa
    de que adianta uma pessoa por mais bela que seja mas nao ter carater???

    ResponderExcluir
  4. esse site ficou muito bem feito(parabens)vo ver ele todo dia!
    o poema e lindo;sem comparaçao!

    ResponderExcluir
  5. É pura Verdade!!
    'Fessora'... Depois qro passar uma poesia que fiz pra senhora!
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Ta inspirado em Adércio...
    Achei o texto bastante legal

    ResponderExcluir
  7. tem logica oque vc falo Adércio
    parabens
    fico joia

    ResponderExcluir
  8. eu escrevi um poema q eu acho q fico legal:

    "Pude aprender
    Que é com meu nascer
    Que pude respirar
    O mais valioso ar
    Pude aprender
    Que é com o ar
    Que se pode saber
    O que é necessitar
    É com o necessitar
    Que pude valorizar
    O que a maioria
    Nem pode tocar
    Foi com o tocar
    Que pude conhecer
    O que a magia
    Pode ser
    Foi com o ser
    Que pude conviver
    Com o exterior
    Com muito amor
    Foi com o amor
    Que uma vez senti
    E aprendi
    Que vale a pena a dor
    E a dor
    Bem maior
    Que um corte
    Foi a da morte
    E com isso tudo
    Não posso ficar mudo
    Apesar de ainda não ter de encarar
    Aqui vale a pena registrar
    Que com a morte
    Eu pude entender
    Que a minha sorte
    Foi a de viver"

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito Rachel,muito bom..Adorei!!BjÔ

    ResponderExcluir
  10. aki é o zé do 1º "E"!
    só postano pra dexá a fessora fliz!

    ResponderExcluir
  11. Fiko Muiiito boom o textoo , eo site tbém fiko bacanaa! Abraçooo!

    ResponderExcluir
  12. muito show esse texto bem escrito
    e algo incomentavel
    perfect

    ResponderExcluir
  13. parabéns rachel.....muito legal seu texto muito bem escrito,enfim...Otimo nota 10
    =D

    ResponderExcluir
  14. Nossa Rachel
    voce tem uma
    expirção...
    parabens
    Adercio voce tb
    anda inspirado
    ...

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito Rachel do seu texto..
    Bastante criativo. =D
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Parabénss,,
    texto lindo d+..

    ResponderExcluir
  17. adorei ficou show muito massa lindo..
    =)

    ResponderExcluir
  18. Joseane 1ºC Gostei muito do seu poema Rachel,ficou muito bem escrito,bonito,show de bola adorei.Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Nossa Rachel..
    Amei o seu texto.
    Parabéns. ^^

    ResponderExcluir
  20. . o q e literatura???


    igual a musika e uma arte onde apresenta textos literarios q podem ser funcionalidade, funçao estetica, plurisignificaçao e subjetividade.


    . o q e literatura???

    e uma viajem ao mundo desconhecido, pensar, refletir, sonhar. A literatura sao as cartinhas de amor, e o depoimento de amizade q vc dexa no orkut do seu amigo. A literatura e uma forma de se expressar de sair de sua rotina chata e viajar ao mundo dos sonhos, onde vc pode fazer tudo o q vc kiser, onde vc pode namorar a menina (o) mais gata (o) de sua sala, onde vc sabe de tudo e faz de tudo, um mundo onde nao ha limites, nem fronteiras, vc ate pode ser o heroi q salva a donzela no ultimo instante.
    A literatura e tudo q vc kiser q ela seja.





    JOAO 1ºC

    ResponderExcluir
  21. Gos .... tei d++ do texto do Adercio...
    Mtooo Bommm....simples mais objetivo na forma como foi exposto!!!=D
    BJUUXX

    Agora eu vou deixar um Rap que eu gosto mtooo...

    Fé em Deus que Ele é Justo,
    Ei irmão nunca se esqueça, na guarda, guerreiro,
    Levanta a cabeça truta, onde estiver seja lá como
    for,

    Tenha fé porque até no lixão nasce flor,
    Ore por nós pastor, lembra da gente no culto dessa
    noite,firmao segue quente,
    Admiro os crente, da licença aqui, mó funçao, mó
    tabela
    Pow, desculpa ai.
    Eu me, sinto às vezes meio Pá, inseguro,
    Que nem um vira-lata 100 fé no futuro,
    Vem alguém lá, quem é quem, quem sera meu bom,
    Dá meu brinquedo de furar moleton,
    Porque os bico que me ve com os truta na balada,
    Tenta ver, que saber de mim não vê nada,
    Porque a confiança é uma mulher ingrata,
    Que te beija, e te abraça, te rouba e te mata,
    Desacredita, nem pensa, só naquela
    Se uma mosca ameaça me cata piso nela,

    O bico deu mó guela, Ró
    Bico e bandidão vão em casa na missao, me tromba na
    cohab,
    De camisa larga, vai sabe Deus que sabe,
    Qual é a maldade comigo inimigo num mique,
    Tocou a campanhia PLIN, pá trama meu FIM, dois maluco

    armado SIM, um isqueiro e um STOPIM,
    Pronto pra chamar minha preta pra falar,
    Que eu comi a mina dele, Rá, se ela tava Lá
    Vadia, mentirosa, nunca vi tão mó faia,
    espírito do mal,
    cão de buceta e saia...

    Talarico nunca fui, é o seguinte,
    Ando certo pelo certo, como 10 e 10 é 20,
    Já penso doido, e se eu tô com o meu filho no sofá de

    VACILO,
    desarmadao era AQUILO,
    sem culpa, sem chance, nem pra abri a boca
    Ia nessa sem sabe
    (Pô cê vê) VIDA LOKA...

    Mais na rua num e não, até Jack
    Tem quem passa um pano,
    Impostor pé de black, passa pro malandro,
    A inveja existe, e a cada 10, 5 é na maldade,
    A mãe dos Pecado Capital é a Vaidade,

    Mais se é para resolver, se envolver, vai meu nome,
    Eu vou faze o que, se a cadeia é pra homem,
    Malandrão eu, NÃO, ninguém é bobo,
    Se quer Guerra terá,
    Se quer Paz, quero em dobro,
    Mais verme é verme, é o que é,
    Rastejando no chão, sempre embaixo do pé,
    E fala 1, 2 vez, se marcar até 3,
    Na 4º xeque-mate, que nem no xadrez,

    Eu sou guerreiro do RAP,
    E sempre em alta voltagem pro mundo,
    Um por um,Deus por nós, tô aqui de passagem,
    VIDA LOKA
    Eu não tenho dom pra vitima,
    Justiça e Liberdade, a causa é legitima,
    Meu Rap faz o cântico do lokos e dos românticos,
    Vo por o sorriso de criança, onde for,
    Os parceiros tem a oferece a minha presença,
    Talvez até confusa, mais Real e Intensa,

    Meu melhor Marvin Gaye, sabadão na Marginal,
    O que será, será, é nós vamo até o final,
    Liga eu, liga nós, onde preciso for,
    No Paraíso ou no dia do Juízo Pastor,
    E liga eu, e os irmão,
    É o ponto que eu peço, FAVELA, FUNDÃO,
    Imortal nos meus versos,
    VIDA LOKA.
    Anelise !ºC

    ResponderExcluir
  22. Aliny, Amanda, Andressa, Raissa e Vitória do 1° ano "E"6 de junho de 2009 às 16:32

    O soneto dos primeiros anos estão ficando bons, mas eles nem se comparam com o soneto das alunas: Aliny, Amanda, Andressa, Raissa e vitória do 1° ano "E". Veja abaixo o soneto das alunas:

    O soneto do 1° "E"

    Nossa sala é engraçada
    Porém muito odiada
    pois é muito bagunçada.

    Os militares piram a cabeça
    com a barulhera. E os professores esperniam pelos aluninhos santinhos

    Eles entram para ensinar,
    mas saem para reclamar.
    Sem recreio ficamos,
    sem opção choramos.

    O 1º "E" é o melhor,
    pois lutamos com suor.
    A prova fazemos e recebemos e por não termos estudado arrependemos.

    ResponderExcluir
  23. A UM AUSENTE

    Tenho razão de sentir saudade,
    tenho razão de te acusar.
    Houve um pacto implícito que rompeste
    e sem te despedires foste embora.
    Detonaste o pacto.
    Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
    de viver e explorar os rumos de obscuridade
    sem prazo sem consulta sem provocação
    até o limite das folhas caídas na hora de cair.

    Antecipaste a hora.
    Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
    Que poderias ter feito de mais grave
    do que o ato sem continuação, o ato em si,
    o ato que não ousamos nem sabemos ousar
    porque depois dele não há nada?

    Tenho razão para sentir saudade de ti,
    de nossa convivência em falas camaradas,
    simples apertar de mãos, nem isso, voz
    modulando sílabas conhecidas e banais
    que eram sempre certeza e segurança.

    Sim, tenho saudades.
    Sim, acuso-te porque fizeste
    o não previsto nas leis da amizade e da natureza
    nem nos deixaste sequer o direito de indagar
    porque o fizeste, porque te foste

    Carlos Drummond de Andrade
    Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  24. AUSÊNCIA

    Por muito tempo achei que a ausência é falta.
    E lastimava, ignorante, a falta.
    Hoje não a lastimo.
    Não há falta na ausência.
    A ausência é um estar em mim.
    E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
    que rio e danço e invento exclamações alegres,
    porque a ausência assimilada,
    ninguém a rouba mais de mim.

    Carlos Drummond de Andrade
    Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  25. A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
    A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

    Carlos Drummond de Andrade
    Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  26. Falar é completamente fácil,
    quando se têm palavras em mente
    que expressem sua opinião.

    Difícil é expressar por gestos e atitudes
    o que realmente queremos dizer,
    o quanto queremos dizer,
    antes que a pessoa se vá.

    Carlos Drummond de Andrade
    Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  27. Para Sempre

    Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.

    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    - mistério profundo -
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será pequenino
    feito grão de milho.

    Carlos Drummond de Andrade
    **Saudades Da minha 2ºMãe,minha Vó**
    Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  28. QUADRILHA

    João amava Teresa que amava Raimundo
    que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
    que não amava ninguém.
    João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
    Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
    Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
    que não tinha entrado na história.

    Carlos Drummond de Andrade
    rsrSRsrSrSRS....
    Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  29. Não importa onde você parou...
    Em que momento da vida você cansou...
    O que importa é que sempre é possível recomeçar.
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
    É renovar as esperanças na vida e, o mais
    importante...
    Acreditar em você de novo.
    Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
    Chorou muito? Foi limpeza da alma...
    Ficou com raiva das pessoas?
    Foi para perdoá-las um dia...
    Sentiu-se só diversas vezes?
    É porque fechaste a porta até para os anjos...
    Acreditou que tudo estava perdido?
    Era o início da tua melhora...
    Onde você quer chegar? Ir alto?
    Sonhe alto... Queira o melhor do melhor...
    Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos...
    Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo
    melhor...
    O melhor vai se instalar em nossa vida.
    Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

    (Carlos Drummond de Andrade)
    Anelise Daniela
    **

    ResponderExcluir
  30. Serenata

    "Permita que eu feche os meus olhos,
    pois é muito longe e tão tarde!
    Pensei que era apenas demora,
    e cantando pus-me a esperar-te.
    Permita que agora emudeça:
    que me conforme em ser sozinha.
    Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
    Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
    e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo"

    Cecília Meireles
    Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  31. Não digas onde acaba o dia.
    Onde começa a noite.
    Não fales palavras vãs.
    As palavras do mundo.
    Não digas onde começa a Terra,
    Onde termina o céu
    Não digas até onde és tu.
    Não digas desde onde és Deus.
    Não fales palavras vãs.
    Desfaze-te da vaidade triste de falar.
    Pensa,completamente silencioso,
    Até a glória de ficar silencioso,
    Sem pensar.

    Cecília Meireles
    Anelise daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  32. PERGUNTO-TE ONDE SE ACHA A MINHA VIDA

    Pergunto-te onde se acha a minha vida.
    Em que dia fui eu. Que hora existiu formada
    de uma verdade minha bem possuída

    Vão-se as minhas perguntas aos depósitos do nada.

    E a quem é que pergunto? Em quem penso, iludida
    por esperanças hereditárias? E de cada
    pergunta minha vai nascendo a sombra imensa
    que envolve a posição dos olhos de quem pensa.

    Já não sei mais a diferença
    de ti, de mim, da coisa perguntada,
    do silêncio da coisa irrespondida.

    Cecília Meireles
    A.D.S.S 1ºC

    ResponderExcluir
  33. Qual a paz que alguem pode
    Ter, vivendo na tristeza e
    Nas sombras de teus nãos?
    A ira nasce, toma conta
    De um corpo morto e alma
    Cansada, mas saiba que a
    Plna recompença de teus
    Singelos e misteriosos sorrisos

    Dão-me forças para esqueçer
    Aquilo que me corroe e mata [...]
    Isto que sinto, talvez jamais irei
    Expressar em voz, palavras
    Proferidas de meus labios tão seco
    De tanto sofejar estes sons que
    Aqui neste mundo não tem a
    Vida que sei quedesejas, mas

    Derramo aqui toda a vida que
    Minhas palavras nascidas destes
    Sons mortos, pois em minha escrita
    Em meu mundo de pautas e rabiscos
    Posso desenhar-te não com linhas e
    Traços e cores e sim com palavras
    Onde voce, apenas voce pode compreender
    Porque de voce tiro a vida para elas

    Nascerem de forma mais sublime
    Com força sulficiente para abalar
    As basesdeste mur de silencio que
    Agora vejo. "Talvez letras não sejam tudo [...]"

    A.D.S.S 1ºC

    ResponderExcluir