Discutindo literatura com o 1º ano

Este espaço foi criado para "textar..."

Isto é....


Através de nossos textos, testar nosso poder de discussão e de construção de conhecimento, de arte e de literatura...

Será um prazer contar com a sua participação!

Beijos,
Professora Maria José

Literatura - CPMG


sexta-feira, 20 de março de 2009

Para pensar um pouco...


Quando eu era menino, na escola as professoras me ensinaram que o Brasil estava destinado a um futuro grandioso porque as suas terras estavam cheias de riquezas: ferro, ouro, diamantes, florestas e coisas semelhantes. Ensinaram errado. O que me disseram equivale a predizer que um homem será um grande pintor por ser dono de uma loja de tintas.

Mas o que faz um quadro não é a tinta: são as idéias que moram na cabeça do pintor. São as idéias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançar sobre a tela.


Por isso, sendo um país tão rico, somos um povo tão pobre, somos pobres em idéias. Não sabemos pensar. Nisto nos parecemos com os dinossauros, que tinham excesso de massa muscular e cérebros de galinha. Hoje nas relações de troca entre os países, o bem mais caro, o bem mais cuidadosamente guardado, o bem que não se vende, são as idéias. É com as idéias que o mundo é feito. Prova disso são os tigres asiáticos, Japão, Coréia, Formosa, que pobres de recursos naturais, se enriqueceram por ter se especializado na arte de pensar.


Minha filha me fez uma pergunta: “O que é pensar?”. Disse-me que esta era uma pergunta que o professor de filosofia havia imposto à classe. Pelo que lhe dou os parabéns. Primeiro, por ter ido diretamente à questão essencial. Segundo, por ter tido a sabedoria de fazer a pergunta, sem dar a resposta. Porque se tivesse dado a resposta, teria com ela cortado as asas do pensamento. O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.


E, no entanto, não podemos viver sem respostas. As asas, para o impulso inicial do voo, dependem dos pés apoiados na terra firme. Os pássaros, antes de saber voar, aprendem a se apoiar sobre os seus pés. Também as crianças, antes de aprender a voar têm de aprender a caminhar sobre a terra firme.Terra firme: as milhares de perguntas para as quais as gerações passadas já descobriram as respostas. O primeiro momento da educação é a transmissão desse saber. Nas palavras de Roland Barthes: “Há um momento em que se ensina o que se sabe…” E o curioso é que este aprendizado é justamente para nos poupar da necessidade de pensar.


As gerações mais velhas ensinam às mais novas as receitas que funcionam. Sei amarrar os meus sapatos, automaticamente, sei dar o nó na minha gravata automaticamente: as mãos fazem o trabalho com destreza enquanto as idéias andam por outros lugares. Aquilo que um dia eu não sabia me foi ensinado; eu aprendi com o corpo e esqueci com a cabeça. E a condição para que as minhas mãos saibam bem é que a cabeça não pense sobre o que elas estão fazendo. Um pianista que, na hora da execução, pensa sobre os caminhos que seus dedos deverão seguir, tropeçará fatalmente. Há a história de uma centopeia que andava feliz pelo jardim, quando foi interpelada por um grilo: “Dona centopeia, sempre tive a curiosidade sobre uma coisa: quando a senhora anda, qual, dentre as suas cem pernas, é aquela que a senhora movimenta primeiro?”. “Curioso”, ela respondeu. “Sempre andei, mas nunca me propus esta questão. Da próxima vez, prestarei atenção”. Termina a história dizendo que a centopeia nunca mais voltou a andar.


Todo mundo fala, e fala bem. Ninguém sabe como a linguagem foi ensinada e nem como ela foi aprendida. A despeito disso, o ensino foi tão eficiente que não preciso pensar em falar. Ao falar, não sei se estou usando um substantivo, um verbo ou um adjetivo, e nem me lembro das regras da gramática. Quem, para falar, tem que se lembrar dessas coisas, não sabe falar. Há um nível de aprendizado em que o pensamento é um estorvo. Só se sabe bem com o corpo aquilo que a cabeça esqueceu. E assim escrevemos, lemos, andamos de bicicleta, nadamos, pregamos prego, guiamos carros: sem saber com a cabeça, porque o corpo sabe melhor. É um conhecimento que se tornou parte inconsciente de mim mesmo. E isso me poupa do trabalho de pensar o já sabido. Ensinar, aqui, é inconscientizar.


O sabido é o não pensado, que fica guardado, pronto para ser usado como receita, na memória deste computador que se chama cérebro. Basta apertar a tecla adequada para que a receita apareça no vídeo da consciência. Aperto a tecla moqueca. A receita aparecerá no meu vídeo cerebral: panela de barro, azeite, peixe, tomate, cebola, coentro, cheiro-verde, urucum, sal, pimenta, seguidos de uma série de instruções sobre o que fazer.
Não é coisa que eu tenha inventado. Me foi ensinado. Não precisei pensar. Gostei. Foi para a memória. Esta é a regra fundamental desse computador que vive no corpo humano: só vai para a memória aquilo que é objeto do desejo. A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda.


E o saber fica memorizado de cor – etimologicamente, no coração -, à espera de que o teclado desejo de novo o chame de seu lugar de esquecimento.


Memória: um saber que o passado sedimentou. Indispensável para se repetir as receitas que os mortos nos legaram. E elas são boas. Tão boas que nos fazem esquecer que é preciso voar. Permitem que andemos pelas trilhas batidas. Mas nada têm a dizer sobre os mares desconhecidos. Muitas pessoas, de tanto repetir as receitas, metamorfosearam-se de águias em tartarugas. E não são poucas as tartarugas que possuem diplomas universitários. Aqui se encontra o perigo das escolas: de tanto ensinar o que o passado legou – e ensinou bem – fazem os alunos se esquecer de que o seu destino não é passado cristalizado em saber, mas um futuro que se abre como vazio, um não-saber que somente pode ser explorado com as asas do pensamento. Compreende-se então, que Barthes tenha dito que, seguindo-se ao tempo em que se ensina o que se sabe, deve chegar o tempo em que se ensina o que não se sabe.

Rubem Alves

34 comentários:

  1. é isso ai..
    devemos buscar as nossa proprias respostas, devemos ensinar a nós mesmos p/ aprender a pensar, aprender a questionar, fazer as perguntas certas p/ BUSCAR as respostar, resumindo, como a filha desse cara parece aprender na escola, a gente tem que FILOSOFAR e um bom modo disso é LENDO

    ResponderExcluir
  2. olhem a letra dessa musica e sinta o poder das palavras!!!!

    Mesmo se eu pudesse o mundo entender
    Todas as coisas saber
    Mesmo que eu falasse pra multidões ouvir
    E viessem me aplaudir


    Algo mais teria que me acontecer
    Um sentimento pra vida eu viver
    Falasse a língua dos anjos

    Doasse tudo o que tenho
    Fizesse o que se faz apenas por fazer


    Se não tivesse amor de nada valeria
    Se não tivesse amor valor nenhum teria
    Se não tivesse amor de nada valeria
    Se não tivesse amor valor nenhum teria




    Mesmo se os ventos parassem ao meu mandar
    E a natureza eu calasse
    Mesmo se a fama estivesse aos meus pés
    E nela eu me apoiasse


    Algo mais teria que me acontecer
    Um sentimento pra vida eu viver
    Falasse a língua dos anjos

    Doasse tudo o que tenho
    Fizesse o que se faz apenas por fazer


    Se não tivesse amor de nada valeria
    Se não tivesse amor valor nenhum teria
    Se não tivesse amor de nada valeria
    Se não tivesse amor valor nenhum teria


    Tudo que se faz se esquece do amor
    Todos se movem por palavras
    Frases roucas que se viu partir
    Sem o amor o tudo é nada

    Natielle 1º ano "E"

    ResponderExcluir
  3. Tarefa de Literatura
    Postando o texto:


    Porque (Carlos Drummond de Andrade)

    Amor meu, minhas penas, meu delírio,
    Aonde quer que vás, irá contigo
    Meu corpo, mais que um corpo, irá um'alma,
    Sabendo embora ser perdido intento
    O de cingir-te forte de tal modo
    Que, desde então se misturando as partes,
    Resultaria o mais perfeito andrógino
    Nunca citado em lendas e cimélios
    Amor meu, punhal meu, fera miragem
    Consubstanciada em vulto feminino,
    Por que não me libertas do teu jugo,
    Por que não me convertes em rochedo,
    Por que não me eliminas do sistema
    Dos humanos prostrados, miseráveis,
    Por que preferes doer-me como chaga
    E fazer dessa chaga meu prazer?

    Lindo naum?

    ResponderExcluir
  4. Natielle, essa foi vcq feiz???????
    Se foi fikou linda!
    Señ tbeeim fikou!

    ResponderExcluir
  5. Naquela nuvem, naquela,
    mando-te meu pensamento:
    que Deus se ocupe do vento.

    Os sonhos foram sonhados,
    e o padecimento aceito.
    E onde estás, Amor-Perfeito?

    Imensos jardins da insônia,
    de um olhar de despedida
    deram flor por toda a vida.

    Ai de mim que sobrevivo
    sem o coração no peito.
    E onde estás, Amor-Perfeito?

    Longe, longe, atrás do oceano
    que nos meus olhos se aleita,
    entre pálpebras de areia...

    Longe, longe... Deus te guarde
    sobre o seu lado direito,
    como eu te guardava do outro,
    noite e dia, Amor-Perfeito.

    Poema do Amor Perfeito-Cecilia meireles

    ResponderExcluir
  6. Timidez

    Basta-me um pequeno gesto,
    feito de longe e de leve,
    para que venhas comigo
    e eu para sempre te leve...

    - mas só esse eu não farei.

    Uma palavra caída
    das montanhas dos instantes
    desmancha todos os mares
    e une as terras mais distantes...

    - palavra que não direi.

    Para que tu me adivinhes,
    entre os ventos taciturnos,
    apago meus pensamentos,
    ponho vestidos noturnos,

    - que amargamente inventei.

    E, enquanto não me descobres,
    os mundos vão navegando
    nos ares certos do tempo,
    até não se sabe quando...

    e um dia me acabarei.

    Cecília Meireles

    ResponderExcluir
  7. Outra letra de música que eu amooo d++...
    "A cada verso ou gesto que eu disser que seje um motivo pra mover seu coração..."Rasgue os céus e desce quero ti atrair com eu louvor com minha Adoração!!!...[nÃO LEMBRO NOME DA bANDA]

    Um verso que também gosto muito é:"Pior que a ausencia do AmoR,é a Lembrança do AmoR"![AUTOR DESCONHECIDO]Anelise Daniela 1º"C"

    ResponderExcluir
  8. Toada de Amor.

    Fui sempre um homem alegre
    Mas depois que tu partistes,
    Perdi toda a alegria:
    Fiquei triste, triste, triste.

    Nunca dantes me sentira
    Tão desinfeliz assim
    É quando ando dentro da vida
    Sem vida dentro de mim.
    Manuel Bandeira.
    Aluna: Amanda Dias do 1° ano "E".

    ResponderExcluir
  9. Amigo...
    Ninguém é tão forte
    que nunca tenha chorado.
    Ninguém é tão fraco
    que nunca tenha vencido.
    Ninguém é tão inútil
    que nunca tenha contribuído.
    Ninguém é tão sábio
    que nunca tenha errado.
    Ninguém é tão corajoso
    que nunca tenha medo.
    Ninguém é tão medroso
    que nunca tenha coragem.
    Conclusão:
    Ninguém é tão ninguém que não precise de alguém como eu preciso de VOCÊ.
    Aluna: Amanda Dias.1°ano"E"

    ResponderExcluir
  10. Amo d++ esse Poema!
    Meus Oito Anos.
    "Oh!que saudades que tenho
    Da aurora da minha vida,
    Da minha infancia querida
    Que os anos não trazem mais!
    Que amor,que sonhos,que flores,
    Naquelas tardes fagueiras
    À sombra das bananeiras,
    Debaixo dos laranjais!

    Como são belos os dias
    Do despontar da existencia!
    -Respira a alma inocencia
    Como perfumes a flor;
    O mar é-lago sereno
    O céu-um manto azulado
    O mundo-um sonho dourado,
    A vida-um hino d`amor!

    Que aurora,que sol,que vida,
    Que noites de melodia
    Naquela doce alegria
    Naquele in genuo folgar!
    O céu bordados d`estrelas,
    A terra de aromas cheias
    As ondas beijando a areia
    E a lua beijando o mar!..."

    Cassimiro de Abreu
    Lorraine Aparecida 1º"C"

    ResponderExcluir
  11. "Como esquecer o seu olhar
    Se não é meu, pra que lembrar.
    Tento esquecer, é impossível.
    Foi sem querer, imprevisível.

    Viajei, me peguei.
    Feito louco sonhando
    É loucura te querer
    E tô te amando

    Porque que a gente sempre quer mais
    Buscando sentimento perdido
    Viaja na ilusão do coração
    E sem pensar, chora escondido.
    Não sei se calo ou me declaro
    Não sei se falo ou fico calado
    Só sei que eu tô sofrendo sozinho
    Querendo seu amor do meu lado

    Como esquecer o seu olhar
    Se não é meu, pra que lembrar.
    Tento esquecer, é impossível.
    Foi sem querer, imprevisível."
    Bruno e Marrone
    Anelise Daniela 1º"C"
    Viajei, me peguei.
    Feito louco sonhando
    É loucura te querer
    E tô te amando

    Não sei se calo ou me declaro
    Não sei se falo ou fico calado
    Só sei que eu tô sofrendo sozinho
    Querendo seu amor do meu lado

    Como esquecer o seu olhar
    Se não é meu, pra que lembrar.
    Tento esquecer, é impossível.
    Foi sem querer, imprevisível.

    Viajei, me peguei.
    Feito louco sonhando
    É loucura te querer
    E tô te amando

    ResponderExcluir
  12. Maria Carolina R. Melo1 de abril de 2009 às 12:04

    PEGADAS NA AREIA

    "Uma noite eu tive um sonho...
    Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.
    Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
    Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
    Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:
    - Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho, mas notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia na areia, dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas. Não compreendo porque, nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste."
    O Senhor me respondeu:
    "- Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que Eu, nos braços... te carreguei."

    ResponderExcluir
  13. As sem-razões do amor


    Eu te amo porque te amo.
    Não precisas ser amante,
    e nem sempre sabe sê-lo.
    Eu te amo porque te amo.
    Amor é estado de graça
    e com amor não se paga.

    Amor é dado de graça,
    é semeado no vento,
    na cachoeira, no eclipse.
    Amor foge a dicionários
    e a regulamentos vários.

    Eu te amo porque te amo
    bastante ou demais a mim.
    Porque amor não se troca,
    não se conjuga nem se ama.
    Porque amor é amor a nada,
    feliz e forte em si mesmo.

    Amor é primo da morte,
    e da morte vencedor,
    por mais que o matem (e matam)
    a cada instante de amor.


    Autor: Carlos Drummond de Andrade
    *Perfect*Anelise Daniela 1º"c"

    ResponderExcluir
  14. Ao Amor Antigo


    O amor antigo vive de si mesmo,
    não de cultivo alheio ou de presença.
    Nada exige nem pede. Nada espera,
    mas do destino vão nega a sentença.

    O amor antigo tem raízes fundas,
    feitas de sofrimento e de beleza.
    Por aquelas mergulha no infinito,
    e por estas suplanta a natureza.

    Se em toda parte o tempo desmorona
    aquilo que foi grande e deslumbrante,
    a antigo amor, porém, nunca fenece
    e a cada dia surge mais amante.

    Mais ardente, mas pobre de esperança.
    Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
    e resplandece no seu canto obscuro,
    tanto mais velho quanto mais amor.

    Autor: Carlos Drummond de Andrade
    Anelise Daniela 1º"C"

    ResponderExcluir
  15. Às Mães


    Suas Mãos


    Aquele doce que ela faz
    quem mais saberia fazê-lo?

    Tentam. Insistem, caprichando.
    Mandam vir o leite mais nobre.
    Ovos de qualidade são os mesmos,
    manteiga, a mesma,
    iguais açúcar e canela.
    É tudo igual. As mãos (as mães?)
    são diferentes.


    Autor: Carlos Drummond de Andrade
    Anelise Daniela 1º"c"

    ResponderExcluir
  16. Acordar, Viver


    Como acordar sem sofrimento?
    Recomeçar sem horror?
    O sono transportou-me
    àquele reino onde não existe vida
    e eu quedo inerte sem paixão.

    Como repetir, dia seguinte após dia seguinte,
    a fábula inconclusa,
    suportar a semelhança das coisas ásperas
    de amanhã com as coisas ásperas de hoje?

    Como proteger-me das feridas
    que rasga em mim o acontecimento,
    qualquer acontecimento
    que lembra a Terra e sua púrpura
    demente?
    E mais aquela ferida que me inflijo
    a cada hora, algoz
    do inocente que não sou?

    Ninguém responde, a vida é pétrea.


    Autor: Carlos Drummond de Andrade
    *Simples mais verdeiro*Anelise Daniela 1ºC

    ResponderExcluir
  17. "A verdade de outra pessoa
    não está no que ela te revela,
    mas naquilo que não pode revelar-te.
    Portanto, se quiseres compreendê-la,
    não escutes o que ela diz,
    mas antes, o que não diz."
    feito por :-Khalil Gibran

    HIGOR 1 "E"

    ResponderExcluir
  18. Pra professora Silvianete:

    Um Anjo Veio Me Falar - Rouge

    Tão difícil entender o coração
    E tantas vezes eu tentei
    Acredito numa história de amor
    Um sonho lindo
    Sei que vou viver...

    Um anjo veio me falar
    O amor chegou pra mim
    Veio me mostrar
    O sonho não tem fim
    Não importa quanto tempo
    Vai passar
    E nunca foi
    Tão forte assim
    Eu ouvi
    Um Anjo me falar...

    Quantas vezes
    Com um beijo eu sonhei
    Um carinho que eu nunca senti
    Sei que um dia
    Você vai estar aqui
    Num sonho lindo
    Nos seus braços
    É onde eu quero estar...

    Um Anjo veio me falar
    O amor chegou pra mim
    Veio me mostrar
    O sonho não tem fim
    E não importa
    Quanto tempo vai passar
    Vou te esperar
    E nunca foi tão forte assim
    Eu ouvi
    Um Anjo me falar...

    Todo amor
    Que eu sempre procurei
    Você veio me mostrar
    Eu sei você é o meu Anjo
    O amor que eu sempre sonhei
    Eu sei você é o meu Anjo
    E não importa quanto tempo
    Vai passar
    E nunca foi tão forte assim
    Eu ouvi
    Um Anjo me falar...

    Um Anjo veio me falar
    O amor chegou pra mim
    Veio me mostrar
    O sonho não tem fim
    E não importa quanto tempo
    Vai passar
    E nunca foi tão forte assim
    Eu ouvi
    Um Anjo me falar...

    Essa é a tarefa pro mê sde abril, ok professora?
    Bejo...

    ResponderExcluir
  19. Pra professora Maria José:

    Meu Sonho (Cecília Meireles)

    Parei as águas do meu sonho
    para teu rosto se mirar.
    Mas só a sombra dos meus olhos
    ficou por cima, a procurar...
    Os pássaros da madrugada
    não têm coragem de cantar,
    vendo o meu sonho interminável
    e a esperança do meu olhar.
    Procurei-te em vão pela terra,
    perto do céu, por sobre o mar.
    Se não chegas nem pelo sonho,
    por que insisto em te imaginar?
    Quando vierem fechar meus olhos,
    talvez não se deixem fechar.
    Talvez pensem que o tempo volta,
    e que vens, se o tempo voltar.

    ResponderExcluir
  20. Pimentas do Reino-FloR

    O amor é uma semente de uma flor que brota na gente pra cuidar
    Com muito carinho assim
    Com paixão e com amizade
    Com paixão e cumplicidade
    Coração fértil como um jardim

    O amor esse desafio quando for o tempo de frio
    E você chega até pensar no fim
    É só crer e ter esperança depender
    Como uma criança de quem fez
    Tudo desse jeito assim

    Essa flor um fracasso certo para quem
    Der uma de esperto e querer
    Sem trabalho só prazer
    Não se envolver que covarde ausente
    Não investir que ego impaciente
    Infeliz assim a flor não vai viver

    Essa flor esse desafio
    E você chega até pensar no fim
    É só crer e ter esperança depender
    Como uma criança de quem fez
    Tudo desse jeito assim

    Espera o sol trazendo a primavera
    Pra mostrar que isso tudo era pra entender
    Que ela só é forte assim.

    Anelise Daniela 1º"C"

    ResponderExcluir
  21. Catedral-Mais do que Imaginei.

    Quis enganar meu coração
    Mas foi em vão, a verdade vem e não dá
    E eu só penso em te encontrar

    Eu quero o teu amor

    Se eu disser que perdi a direção
    Se eu disser que machuquei meu coração
    Quando eu disse não
    Tudo que eu vejo só lembra você
    E é impossível te esquecer

    Por isso, vem amor

    De tudo que vivi você foi mais
    Do que eu imaginei ser capaz

    Se eu tiver todo o teu calor outra vez aqui
    Olhe bem para os meus olhos
    Pra sentir, quanto eu sofri

    Hoje eu sei que preciso de você
    E não dá pra imaginar te perder

    Eu amo o teu amor

    De tudo que vivi você foi mais
    Do que eu imaginei ser capaz.
    Anelise Daniela 1º"C"

    ResponderExcluir
  22. Agora que estou tendo que me esconder
    Tua mãe quer me matar e teu pai me prender
    Eu tenho aquele estilo que te deixa preocupada,
    atoa...desleixado na bike envocado

    Mas não venha me dizer o que é melhor pra mim
    A vida vai mostrando sempre foi assim
    Da escola fugi, na rua formei
    Pronto pra te fazer com a malícia que eu herdei

    O que ela quer
    Que eu deixe tua filha em paz
    E o que ela quer
    Que você não me procure mais
    Eu não tenho classe, eu não sou ninguém
    Eu não tenho herança que te convém
    Mas eu sou quem te faz tão bem

    Diz que eu vou te perverter e já mandou me deter
    Ela sonha que você é uma ingênua criança
    Mas eu te deixei esperta, atirada e mente aberta
    junta tua mesada e vem pagar minha fiança

    Porque eu não sou o modelinho que você sonhou
    Nem sei dirigir, eu nunca fui doutor
    Diploma nem vi, Status nem tem
    na febre de vencer e provar quem é quem

    O que ela quer
    Que eu deixe tua filha em paz
    E o que ela quer
    Que você não me procure mais
    Eu não tenho classe, eu não sou ninguem
    Eu não tenho herança que te convem
    Mas eu sou quem te faz tão bem
    Sou quem te faz tão bem

    E teu erro foi ter proibido
    De mero plebeu pra ela eu me tornei um vício
    E o teu erro foi ter proibido
    escondido é bem melhor, perigoso e divertido
    Eu não vou desistir de ter você
    Eu não vou, faço o que eu puder fazer
    Se quer se perder, é só me achar
    Eu tenho a fórmula pra te relaxar
    Eu não vou desistir de ter você
    Eu não vou, faço o que eu puder fazer
    Agora vou descontrolar, vou perder a linha
    Num paraíso proibido te aplicar

    O que ela quer
    Que eu deixe tua filha em paz
    E o que ela quer
    Que você não me procure mais
    Eu não tenho classe, eu não sou ninguem
    Eu não tenho herança que te convem
    Mas eu sou quem te faz tão bem
    E o que ela quer... diga, me diga, me diga o que
    quiser
    E o que ela quer... diga me siga pro que der e vier
    E só de te olhar já sou teu refém
    Ela pensa em mim quando pensa em alguém
    Porque eu sou quem te faz tão bem
    Sou quem te faz tão bem

    Sou quem te faz tão bem
    Sou quem te faz tão bem

    Olha, eu tô indo embora até mais
    Adoro loucura, garota vem cá
    Se do nada eu bater, vai não vai,
    Não fique parada, não fique de cara
    Não durma na área se alivia vai
    Porque eu nunca serei um bom rapaz .

    ResponderExcluir
  23. Eu não tenho muita coisa pra dizer
    Eu não tenho o mundo pra te dar
    Uma canção que faça a rima
    Parecer melhor quando você está

    Eu não sei porque a gente tem que entender
    Se por acaso ninguém precisa explicar
    Preciso de um verso apenas pra dizer que com você tudo muda

    Dias de sol, só com você
    Com direito a horas a mais
    E rimas iguais como eu e você...

    Dias de sol, só com você
    Com direito a horas a mais
    E rimas iguais como eu e você...

    ResponderExcluir
  24. Soneto de Fidelidade

    De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.

    Vinícius de Moraes
    Anelise Daniela 1º"C"

    ResponderExcluir
  25. Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza,
    Qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora,
    Qualquer coisa que sente saudade.
    Um molejo de amor machucado,
    Uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher,
    Feita apenas para amar, para sofrer pelo seu amor
    E para ser só perdão.

    Vinícius de Morais
    Anelise 1º"C"

    ResponderExcluir
  26. DEUS está Contigo-Rose Nascimento


    Onde está aquele brilho dos teus olhos?
    Teu sorriso não está mais como antes.
    O amor se esfriou, cresceu o ódio
    E te aprisionou sem dar nenhuma chance...

    Deus ainda não te esqueceu
    Hoje mesmo vai te levantar
    Tudo o que Ele te prometeu se cumprirá.
    Se a tribulação te derrubou,
    Com certeza Deus não é culpado não
    Como antes sempre esteve do teu lado
    Deus está contigo!

    E Ele está agindo, ninguém pode impedir
    Quando Ele está na frente todo o mal tem que sair
    É só pedir com fé, que já é garantido
    Deus está contigo!

    O Deus do impossível vitória vai te dar
    Até na sepultura Ele faz ressuscitar...
    Pode acreditar
    Deus está contigo!
    Anelise Daniela 1º"C"

    ResponderExcluir
  27. Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.

    Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.

    Em última análise, precisamos amar para não adoecer.

    feito por:Sigmund Freud
    higor 1 " e "

    ResponderExcluir
  28. Bahia, Minha Preta
    Caetano Veloso
    Composição: Caetano Veloso

    Bahia, minha preta
    Como será
    Se tua seta acerta o caminho e chega lá?
    E a curva linha reta
    Se ultrapassar esse negro azul que te mura
    O mar, o mar?
    Cozinha esse cântico
    Comprar o equipamento e saber usar
    Vender o talento e saber cobrar, lucrar
    Insiste no que é lindo
    E o mundo verá
    Tu voltares rindo ao lugar que é teu no globo azul
    Rainha do Atlântico Sul

    ê ô! Bahia, fonte mítica, encantada
    ê ô! Expande o teu axé, não esconde nada
    Teu canto de alegria ecoa longe, tempo e espaço
    Rainha do Atlântico

    Te chamo de senhora
    Opô Afonjá
    Eros, Dona Lina, Agostinho e Edgar
    Te chamo Menininha do Gantois
    Candolina, Marta, Didi, Dodô e Osmar
    Na linha romântico
    Teu novo mundo
    O mundo conhecerá
    E o que está escondido no fundo emergirá
    E a voz mediterrânica e florestal
    Lança muito além a civilização ora em tom boreal
    Rainha do Atlântico Austral


    Priscila ferreira 1 ano 'D'

    ResponderExcluir
  29. ADOREI O BLOG PROFESORAS MARIA JOSE E SILVIANETE A LITERATURA E TUDO NA VIDA DE UMA PESSOA
    BJOSSSSSS
    PRISCILA FERREIRA 1ano 'D'

    ResponderExcluir
  30. beatriz morais 1° ano "c"23 de maio de 2009 às 19:52

    Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.

    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  31. BONS AMIGOS

    Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!

    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
    Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
    Amigo a gente entende!

    Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
    Porque amigo sofre e chora.
    Amigo não tem hora pra consolar!

    Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
    Porque amigo é a direção.
    Amigo é a base quando falta o chão!

    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
    Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
    Ter amigos é a melhor cumplicidade!

    Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
    Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

    Machado de Assis
    Anelise Daniela 1º"c"

    ResponderExcluir
  32. “Existe algo que o verso não alcança
    Que é a síntese de toda ternura
    E que só na mulher encontra altura
    Símbolo maior de nossa esperança
    Gerar no ventre a vida da criança
    Amá-la num sentimento sem cura
    Reconstruindo-se à forma mais pura
    Em um novo ser que no mundo avança
    Nasce-se mulher mas só se completa
    Em força e na docilidade cálida
    Ao descobrir-se simplesmente grávida
    Não traduzirá mais este poeta
    Este teu turbilhão de sentimento
    És mãe viva teu eterno momento

    ResponderExcluir
  33. “Você Gestante”

    Crias um ser em ti
    Que já se incomoda com teus problemas
    Permanece sereno quando estás em paz
    Poderás admirá-lo em breve
    Ele reconhecerá o teu tato
    Seguirá teus passos
    Te porá a cantar, a sonhar
    Te forçará a aprender para que possas ensinar
    Te deixará exausta de falar, mas lerá teus olhos
    Dessarumará tua roupa, teus cabelos, te achando linda
    Lutará contigo pra ir junto
    Horas ficarás louca da vida mas doida por ele
    Que saberá arrancar teus risos
    Que rirá de tuas graças sem graça
    Te pedirá histórias
    Te forçará a criar
    Poderá vir a te “jogar-na-cara”
    Mas não te abortará do coração
    Será teu amigo
    Carregando teu sangue, levando teus traços, espalhando teu nome
    Ouvirá teus sussurros quando tantos ignorarão teus berros
    Apostará em ti
    Acreditará nos teus talentos
    Afinal, mulher, o ser que está em teu ventre
    É predestinado a te amar infinitamente
    Anelise Daniela 1º"C"

    ResponderExcluir
  34. Uma Nova História

    Sai de tua tenda
    Oh filho meu, e te mostrarei as estrelas do céu
    Sai da tua tenda
    Oh filho meu, e te mostrarei a areia do mar

    Será que podes contar
    Será que podes imaginar
    Tudo aquilo que sonhei para ti filho meu
    O que minhas mão fizeram para ti filho meu
    Minha benção será sobre ti

    Uma nova história Deus tem pra mim
    Um novo tempo Deus tem pra mim
    Tudo aquilo que perdido foi
    Ouvirei de Tua boca: "Te abençoarei!"
    cantor:Fernandinho
    Anelise Daniela 1ºc

    ResponderExcluir