Discutindo literatura com o 1º ano

Este espaço foi criado para "textar..."

Isto é....


Através de nossos textos, testar nosso poder de discussão e de construção de conhecimento, de arte e de literatura...

Será um prazer contar com a sua participação!

Beijos,
Professora Maria José

Literatura - CPMG


terça-feira, 17 de março de 2009

Convite ao sonho

Queridos alunos do CPMG
A literatura tem um papel relevante na sua formação educacional, pois é um instrumento de suma importância na construção do seu conhecimento, fazendo com que você desperte para o mundo da leitura, não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa.
Por isso convido vocês para apreciarem a leitura das obras literárias solicitadas pelo PAS UnB:
A alma encantadora das ruas - João do Rio;
A pele do lobo - Arthur de Azevedo;
Cartas Chilenas - Tomás Antônio Gonzaga.
Boa leitura e até o próximo encontro.
Profª Silvianete

12 comentários:

  1. "Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias,
    a fim de que nao percas a oportunidade de viver com alegria."
    higor 1 ano ´E´

    ResponderExcluir
  2. Esse poema é lindo...



    Retrato


    Cecília Meireles





    Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios,
    nem o lábio amargo.




    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas;
    eu não tinha este coração
    que nem se mostra.




    Eu não dei por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil:
    — Em que espelho ficou perdida
    a minha face?


    Larissa 1 ano E

    ResponderExcluir
  3. Murmúrio

    Traze-me um pouco das sombras serenas
    que as nuvens transportam por cima do dia!
    Um pouco de sombra, apenas,
    - vê que nem te peço alegria.

    Traze-me um pouco da alvura dos luares
    que a noite sustenta no teu coração!
    A alvura, apenas, dos ares:
    - vê que nem te peço ilusão.

    Traze-me um pouco da tua lembrança,
    aroma perdido, saudade da flor!
    - Vê que nem te digo - esperança!
    - Vê que nem sequer sonho - amor!

    Cecília Meireles

    ResponderExcluir
  4. Larissa esse poema éh lindo mesmo.....
    olha esse aqui éh do Drummond:

    Amor Antigo
    Carlos Drummond de Andrade

    O amor antigo vive de si mesmo
    não de cultivo alheio ou de presença.
    Nada exige nem pede. Nada espera,
    mas do destino vão nega a sentença.O amor antigo tem raízes fundas,
    feitas de sofrimento e de beleza.
    Por aquelas mergulha no infinito,
    e por estas suplanta a natureza. Se em toda parte o tempo desmorona
    aquilo que foi grande e deslumbrante,
    o antigo amor, porém, nunca fenece
    e a cada dia surge mais amante. Mais ardente, mas pobre de esperança.
    Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
    e resplandece no seu canto obscuro,
    tanto mais velho quanto mais amor ...

    Milena..1°E

    ResponderExcluir
  5. Versos Simples
    Chimarruts
    Composição: Cassiane Silva

    Sabe, já faz tempo
    Que eu queria te falar
    Das coisas que trago no peito
    Saudade, já não sei se é
    A palavra certa para usar
    Ainda lembro do seu jeito

    Não te trago ouro
    Porque ele não entra no céu
    E nenhuma riqueza deste mundo
    Não te trago flores
    Porque elas secam e caem ao chão
    Te trago os meus versos simples
    Mas que fiz de coração

    ResponderExcluir
  6. Lindaa essa musica espero q vcs gostem!heheh =D
    Daniela 1 ano 'e'

    ResponderExcluir
  7. A ESCALADA

    Eu quase posso vê-lo
    Esse sonho que estou sonhando.
    Mas há uma voz dentro da minha cabeça dizendo
    você nunca vai alcançá-lo.

    Cada passo que estou tomando
    Cada movimento que eu faça
    Sinte-me perdido, sem direção
    Minha fé está abalada
    mas eu tenho que continuar tentando.
    Tenho que manter minha cabeça erguida.

    Sempre havera uma outra montanha
    e eu sempre irei querer move-la
    Sempre vai ser uma batalha difícil
    Às vezes eu vou ter que perder

    Não é sobre o quão rápido eu chegar lá
    Não é sobre o que espera do outro lado
    Trata-se de uma escalada.

    As lutas que estou enfrentando
    As chances que estou tendo
    Às vezes podem me deixar pra baixo
    Mas não, não estou desistindo
    Eu poderia não conhecer isso
    Mas estes são os momentos que
    Eu vou me lembrar mais
    Apenas tenho que continuar seguindo

    e
    Só tenho que continuar
    e eu
    Eu tenho que ser forte
    Basta eu continuar

    Sempre havera uma outra montanha
    e eu sempre irei querer move-la
    Sempre vai ser uma batalha difícil
    Às vezes eu vou ter que perder

    Não é sobre o quão rápido eu chegar lá
    Não é sobre o que espera do outro lado
    Trata-se de uma escalada.

    Sempre havera uma outra montanha
    e eu sempre irei querer move-la
    Sempre vai ser uma batalha difícil
    Às vezes eu vou ter que perder

    Não é sobre o quão rápido eu chegar lá
    Não é sobre o que espera do outro lado
    Trata-se de uma escalada.

    Mantenha em movimento
    Manter a correr
    Mantenha a fé
    Bebê
    É tudo sobre
    É tudo sobre a escalada
    Mantenha a fé
    Mantenha sua fé

    Tradução

    Música:The Climb (Miley Ray Cyrus)
    Adaptada por: Lucas Guilherme F. Silva

    ResponderExcluir
  8. Eu sinto a sua falta


    Você falava que eu era seu anjo
    Disse que eu tinha vindo diretamente do céu
    e que sempre iria me ter por entre os seus braços

    Eu amava a maneira como você se sentia tão forte
    Eu nunca quis que você partisse
    Eu queria que você continuasse aqui a me abraçar

    Eu sinto sua falta
    Eu sinto falta do seu sorriso
    E eu ainda derramo lágrimas
    Vez ou outra
    mesmo que seja diferente agora,
    Você ainda esta aqui de alguma forma
    meu coração não deixará que você se vá
    eu preciso que você saiba
    Eu sinto sua falta

    Você me chamava de sua sonhadora
    e agora eu estou vivendo o meu sonho
    OH como eu queria que você pudesse ver
    Tudo o que está se passando comigo
    eu estou pensando lá no passado
    é verdade que o tempo está voando
    rápido demais

    Eu sei que você está em um lugar melhor, yeah
    Mas eu adoraria poder ver seu rosto, oh
    Eu sei que você está onde deve estar
    Mesmo que não seja aqui comigo

    Composição: Miley Ray Cyrus (Hannah Montana)

    ResponderExcluir
  9. Alerrandra L. 1° "G"29 de março de 2009 às 15:41

    DOMINGO,29 DE MARÇO DE 2009.


    Sorri quando a dor te torturar
    E a saudade atormentar
    Os teus dias tristonhos vazios

    Sorri quando tudo terminar
    Quando nada mais restar
    Do teu sonho encantador

    Sorri quando o sol perder a luz
    E sentires uma cruz
    Nos teus ombros cansados doridos

    Sorri vai mentindo a sua dor
    E ao notar que tu sorris
    Todo mundo irá supor
    Que és feliz (Charles Chaplin)
    ___________________________________

    Escrevi este poema,porque ele retrata bem a vida,ele mistura coisas boas com coisas ruins,pois é assim que é a vida,cheia de altos e baixos.Ele também é muito parecido com o seu poema,pois fala sobre a vida,espero que tenha gostado,e boa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Lucas Guilherme 1º ano 'E'30 de março de 2009 às 22:21

    NÃO QUERO

    Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando. Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade.

    Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim... Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível... E que esse momento será inesquecível... Só quero que meu sentimento seja valorizado.

    Quero sempre poder ter um sorriso estampando meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém... e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto.

    Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho... Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento... e não brinque com ele. E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.

    Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe... Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz. Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.

    Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas... Que a esperança nunca me pareça um "não" que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como "sim". Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.

    Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim...e que valeu a pena!!!
    Adriana Britto

    ResponderExcluir
  11. João Victor Soares - 1°ano "G"

    SONETO LXXXVIII

    Quando me tratas mau e, desprezado,
    Sinto que o meu valor vês com desdém,
    Lutando contra mim, fico a teu lado
    E, inda perjuro, provo que és um bem.
    Conhecendo melhor meus próprios erros,
    A te apoiar te ponho a par da história
    De ocultas faltas, onde estou enfermo;
    Então, ao me perder, tens toda a glória.
    Mas lucro também tiro desse ofício:
    Curvando sobre ti amor tamanho,
    Mal que me faço me traz benefício,
    Pois o que ganhas duas vezes ganho.
    Assim é o meu amor e a ti o reporto:
    Por ti todas as culpas eu suporto.

    William Shakespeare

    ResponderExcluir