Discutindo literatura com o 1º ano

Este espaço foi criado para "textar..."

Isto é....


Através de nossos textos, testar nosso poder de discussão e de construção de conhecimento, de arte e de literatura...

Será um prazer contar com a sua participação!

Beijos,
Professora Maria José

Literatura - CPMG


sexta-feira, 6 de março de 2009

GÊNERO LÍRICO

Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica. A partir daí, a métrica (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas), o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras foram elementos cultivados com mais intensidade pelos poetas.

Leia o texto que aparece no final do filme "Dez coisas que eu odeio em você" e explique porque o poema se enquadra no gênero lírico...

"Odeio o modo como fala comigo
E como corta o cabelo
Odeio como dirigi o meu carro
E odeio seu desmazelo
Odeio suas enormes botas de combate
E como consegue ler minha mente
Eu odeio tanto isso em você
Que até me sinto doente
Odeio como está sempre certo
E odeio quando você mente
Odeio quando me faz rir muito
Ainda mais quando me faz chorar...
Odeio quando não está por perto
E o fato de não me ligar
Mas eu odeio principalmente
Não conseguir te odiar
Nem um pouco
Nem mesmo por um segundo
Nem mesmo só por te odiar"

BOM TRABALHO...

15 comentários:

  1. olha
    pq o poema eh um texto lirico eu num sei
    mas q a pessoa q escreveu o poema odeia uma pessoa odeia
    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse poema é de um filmeee, 10 coisas que eu odeio em vc!!1

      Excluir
  2. O poema é lírico por que demonstra os sentimentos do autor,ou seja,o eu-lírico.
    É um poema muito bonito..
    ^^

    ResponderExcluir
  3. É um texto lírico pois a pessoa expressa seua sentimentos ;D

    ResponderExcluir
  4. Eu acho q é lírico pq transmite os sentimentos do autor

    ResponderExcluir
  5. aliás eu vi o filme e ela falo com tanta emoçao esse poema no filme que so pela cara dela da pra ve q o que ela sente realmente é amor...
    só que ela deixou isso subetendido

    ResponderExcluir
  6. olha eu ñ sei se e do genero lirico mas q ele e bonito e
    ainda mais por ele mostrar q ele odeia o fato dele ñ a odiar

    ResponderExcluir
  7. Genero lirico é o que ele expressa seus sentimentos sejam eles de dor, alegria, paz... E esse genero é escrito em forma de versos.
    Amanda dias 1° ano 'e'.

    ResponderExcluir
  8. Esse poema pertence ao gênero lirico por ser escrito em versos,expressão de sentimento do eu-lirico, neste caso o sentimento que prevalece no poema é o ódio!!! :-):)

    ResponderExcluir
  9. É um poema muito bonito e interessante odeia tudo que uma pessoa faz,mas ñ odeia a pessoa em si!

    ResponderExcluir
  10. É o texto lirico porque o autor expressa o que realmente sentir.Meu parabens para voce que é o autor desse textos ele é lindo.

    ResponderExcluir
  11. Esse texto é lírico pq além de expressar o sentimentos do emissor nele é centrado a subjetividade do eu´lirico
    (danillo guedes)

    ResponderExcluir
  12. É um texto muito bonito

    ResponderExcluir