Discutindo literatura com o 1º ano

Este espaço foi criado para "textar..."

Isto é....


Através de nossos textos, testar nosso poder de discussão e de construção de conhecimento, de arte e de literatura...

Será um prazer contar com a sua participação!

Beijos,
Professora Maria José

Literatura - CPMG


quarta-feira, 27 de maio de 2009

A encantadora alma da rua da Geyce...


Em 1908, iluminada pelas primeiras luzes da modernidade, o Rio de Janeiro já se revelava, aos olhos mais sensíveis, como uma cidade multifacetada, fascinante, efervescente na democracia da ruas. Nesse ano, um cronista lança o livro A alma encantadora das ruas, em que observa, deslumbrado, as novas relações sociais que se desenham no coração daquela seria mais tarde chamada a Cidade Maravilhosa. Seu nome: João do Rio.


EM 2009...:


Nossa Rua





A rua onde eu moro tem o nome de Rosa, mas não tem nenhuma rosa na minha rua. Tem árvores,tem verde,tem amor.Tem também casas,salão de beleza,oficina, supermercado,... e o mais interessante é a pracinha, onde as pessoas da minha rua gostam de ir para divertir, passear, curtir a tranquilidade ou até mesmo ler um bom livro.

O que mais me encanta na minha rua é a creche que disperta lembranças da minha infância. E o que mais alegra essa creche é o palhaço, esse palhaço é um senhor, já de idade, que adora ajudar as pessoas, ele mora na minha rua e, limpa, varre, corta grama e cuida bem da rua...
E onde arruma tanta disposição? É no sorriso de satisfação das pessoas. Foi quando ele estava varrendo a rua, que veio um carro com alta velocidade, e atropelou o pobre velhinho, ele ficou muitos dias no hospital, e a consequência de uma imprudência de um indivíduo? O velhinho ficou paraplégico.

O dia amanheceu, a rua estava suja, a grama já estava grande, a rua estava bem mal, e o pior a tristeza nos olhos das pessoas, a falta de alegria das crianças. Foi então, quando resolvemos contribuir tudo o que o velhinho nos tinha feito, fizemos uma reunião e arrumamos, limpamos e cuidamos da nossa rua e o velhinho nunca ficava só.

E o que mais é de importante? É o que compelta a nossa rua, é a amizade das pessoas, é a alegria de uma criança, é a caridade, a gratidão, é a solidriedade. E o que termina a minha história, sou eu, é você, onde conquistamos o que há de melhor em nosso dia, só pra ver a felicidade bater à porta.

Geyce 1º "B"



E a sua rua? Como é?

Escreva aqui...

o que te encanta...

9 comentários:

  1. Q lindo...
    Dentro de pequenas ruas podem existir grandes histórias...
    Ass: Rachel 1° A

    ResponderExcluir
  2. A minha rua é muito boa pois nela há muito amor e esperança. E cada um cuida da sua vida sem se preocupar com o que se passa na casa do vizinho. Mas sempre que é preciso os vizinhos ajudam e mostram muita solidariedade.

    Nela tem uma escola onde passei uma boa parte da minha vida, e ao lada mora uma senhora muito simples e umilde. Essa senhora vive de catar papel e apesar de muita dificuldade sempre carrega um imenso sorriso no rosto.

    Um dia teve uma chuva muito forte e a casa da velhinha que era improvisada foi para o chão. Com lágrimas nos olhos saiu de casa em casa pedindo ajuda. Foi quando toda vizinhaça decidiu fazer um mutirão e reconstruir a casa da velhinha, em poucos dias a casa estava pronta e mais uma vez com lágrimas nos olhos agradeceu a todos.

    E assim a minha rua ficou conhecida como a rua da corrente, pois quando se trata de ajudar alguém todos se juntam e fazem o que pode. Por isso que eu amo a minha rua, pois apesar de altos e baixos o que nunca falta é solidariedade, felicidade e amor.

    ResponderExcluir
  3. Minha rua é o retrato de toda gente que nela. Em algumas partes ela é triste, porque ali houveram brigas e aborrecimentos. Em outras é muito feliz, colorida e vibrante, porque ali já se passaram pessoas felizes e coisas boas também aconteceram ali. Minha rua , minha casa.

    Ivan Figueiredo, 1º ano G

    ResponderExcluir
  4. muito boa sua rua. pena que nao moro em uma rua assim.
    minha rua nao tem muita história, ou até tenha, mas se tiver eu não sei. Disem que o pior sego é aquele que nao quer ver, nao sei se sou o pior, mas nao procuro saber sobre vidas alheias...

    ResponderExcluir
  5. Lua Clara MAia 1º B29 de maio de 2009 às 16:47

    Mto legal a história de sua rua! =)

    A minha naum tem nda demais!! Uma rua como outra qualquer!! Mas que gosto mto!! xD

    ResponderExcluir
  6. Bom ñ estou aki pra falar da rua mais sim da minha sala 1°"E" q é sem dúvidas a melhor sala!!


    Alunos:Jéssica,Hígor,Gaspar,Larissa
    Título:Soneto do 1° ano "E"

    Nossa sala é a melhor
    Mas tem gente que quer negar
    Dizem que é a pior
    Mas é só para disfarçar


    A gente conversa
    Mas não é pra atrapalhar
    E tem professor que fala
    Que vai nos ferrar


    Aqui tem de tudo que você precisar
    Tem quem canta,tem quem dança
    E até uns pra chorar


    Mais o que a gente quer é ser feliz
    Conseguir passar de ano
    Nossas metas atingir!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente q rua encantadOra.Pena q a minha nao seja assim.Conheço todos meus viznhos mas nao é o que se diga noossa q rua amigavel .Mas já moro nela a 14 anOs.E nela vou constuindo minha vida .

    ResponderExcluir
  8. Minha rua não é uma maravilha ,não tem amor ,árvores ,muito menos vizinhos amigáveis... Mas também não é desastre total ,tirando o fato de existirem aqueles 'indivíduos' que se reúnem de vez em quando na frente da minha casa ,minha rua é normal ,como qualquer outra que existe por aí ,mas o importante ,não é como a rua onde eu moro ser uma maravilha para mim ,mas sim ser um lugar onde eu possa viver tranquilamente e de bem com a vida sem prejudicar os que moram nela e sem que os outros me prejudiquem.


    Lucas Henrique - 1º F

    ResponderExcluir