Discutindo literatura com o 1º ano

Este espaço foi criado para "textar..."

Isto é....


Através de nossos textos, testar nosso poder de discussão e de construção de conhecimento, de arte e de literatura...

Será um prazer contar com a sua participação!

Beijos,
Professora Maria José

Literatura - CPMG


quarta-feira, 27 de maio de 2009

A encantadora alma da rua da Geyce...


Em 1908, iluminada pelas primeiras luzes da modernidade, o Rio de Janeiro já se revelava, aos olhos mais sensíveis, como uma cidade multifacetada, fascinante, efervescente na democracia da ruas. Nesse ano, um cronista lança o livro A alma encantadora das ruas, em que observa, deslumbrado, as novas relações sociais que se desenham no coração daquela seria mais tarde chamada a Cidade Maravilhosa. Seu nome: João do Rio.


EM 2009...:


Nossa Rua





A rua onde eu moro tem o nome de Rosa, mas não tem nenhuma rosa na minha rua. Tem árvores,tem verde,tem amor.Tem também casas,salão de beleza,oficina, supermercado,... e o mais interessante é a pracinha, onde as pessoas da minha rua gostam de ir para divertir, passear, curtir a tranquilidade ou até mesmo ler um bom livro.

O que mais me encanta na minha rua é a creche que disperta lembranças da minha infância. E o que mais alegra essa creche é o palhaço, esse palhaço é um senhor, já de idade, que adora ajudar as pessoas, ele mora na minha rua e, limpa, varre, corta grama e cuida bem da rua...
E onde arruma tanta disposição? É no sorriso de satisfação das pessoas. Foi quando ele estava varrendo a rua, que veio um carro com alta velocidade, e atropelou o pobre velhinho, ele ficou muitos dias no hospital, e a consequência de uma imprudência de um indivíduo? O velhinho ficou paraplégico.

O dia amanheceu, a rua estava suja, a grama já estava grande, a rua estava bem mal, e o pior a tristeza nos olhos das pessoas, a falta de alegria das crianças. Foi então, quando resolvemos contribuir tudo o que o velhinho nos tinha feito, fizemos uma reunião e arrumamos, limpamos e cuidamos da nossa rua e o velhinho nunca ficava só.

E o que mais é de importante? É o que compelta a nossa rua, é a amizade das pessoas, é a alegria de uma criança, é a caridade, a gratidão, é a solidriedade. E o que termina a minha história, sou eu, é você, onde conquistamos o que há de melhor em nosso dia, só pra ver a felicidade bater à porta.

Geyce 1º "B"



E a sua rua? Como é?

Escreva aqui...

o que te encanta...